PLANO DE CURSO DA DISCIPLINA GEOMETRIA EUCLIDIANA

 

PLANO DE CURSO DA DISCIPLINA GEOMETRIA EUCLIDIANA

 

•I.              IDENTIFICAÇÃO

CURSO: MATEMÁTICA

DISCIPLINA: GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA

PROFESSORA: ANDRÉIA RODRIGUES ALVES

CARGA HORÁRIA: 60h/ 3h semanais

 

•II.            EMENTA DA DISCIPLINA

 

Tratamento axiomático da geometria euclidiana plana; congruência entre triângulos; desigualdades no triangulo; perpendicularismo e paralelismo; semelhança entre triângulos; circulo; polígonos; relações métricas no triangulo retângulo, no circulo e no  polígono; áreas de figuras geométricas; construções geométricas com régua e compasso envolvendo: retas, ângulos,  triângulos e círculos.

 

•III.           OBJETIVOS

 

OBJETIVOS GERAIS

 

  • Desenvolver as capacidades do aluno de observação e representação dos objetos geométricos e físicos. Fazer com que eles possam progredir na aquisição de vocabulário preciso em geometria. Fornecer ao aluno, uma bagagem de conhecimento que lhes permita resolver problemas colocados na vida corrente ou em outras disciplinas. Incitá-los ao rigor lógico nos pensamentos dedutivo e indutivo.

 

OBJETIVOS ESPECIFICOS

 

  • Fundamentar e examinar a evolução histórica dos conceitos geométricos
  • Conceituar e definir as principais noções de geometria plana e de geometria espacial
  • Interpretar situações reais com auxílio de recursos conceituais da geometria plana e da geometria espacial
  • Utilizar recursos da informática e calculadoras científicas para resolver problemas envolvendo geometria, para visualizar figuras geométricas e para calcular valores numéricos relacionados a esses conceitos
  • Analisar e programar o ensino de geometria plana e de geometria espacial.
  • Proporcionar aos futuros professores um conhecimento sólido da geometria euclidiana plana, a fim de prepará-los adequadamente para lidar com os problemas que surgem nas aulas de ensino fundamental e médio.
  • Desenvolver a capacidade de criação e figuras geométricas complexas a partir de construções elementares, e a desenvoltura no trabalho com os instrumentos régua e compasso.
  • Apresentar a geometria euclidiana plana através de uma axiomática, visando uma formalização que contribua para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático do aluno.
  • Desenvolver material didático concreto que auxilie os futuros professores na exposição das suas aulas.
  • Introduzir software como o "Cabri-Géomètre" no ensino da geometria euclidiana plana através de atividades comprobatórias.

 

IV. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Ângulos e polígonos

- Generalidades sobre ângulos

- Ângulos formados por duas retas paralelas e uma transversal

- Generalidades sobre polígonos ( Nomenclatura e elementos de um polígono, Polígonos convexos, Polígono regular)

- Triângulos

  • Congruência de triângulos

- Conceituação

- Casos de congruência de triângulos

- Propriedades do triângulo isósceles

- Propriedades da mediana relativa à hipotenusa de um triângulo retângulo.

  • A proporção e a geometria

- Teorema de Tales

- Semelhança de figuras planas

- Semelhança de triângulos (Casos de semelhança de triangulo

- Relações métricas no triângulo retângulo.

  • Circunferência e círculo

- Conceituação (Arcos e Cordas)

- Posição relativas entre reta e circunferência

- Ângulos e circunferência (Ângulo central de uma circunferência, ângulo inscrito em uma circunferência, Ângulo de segmento)

- Potência de ponto (Ponto interior à circunferência, Ponto exterior à circunferência)

- Perímetro da circunferência

- Circunferência circunscrita e inscrita em polígonos regulares (quadrado, triângulo eqüilátero, hexágono regular).

  • Cálculo de áreas.

- Unidades de medida área

- Área de algumas figuras planas (Retângulo, Quadrado, Paralelogramo, Triângulo, Hexágono regular, Trapézio, Losango, Círculo)

- Razão entre áreas de figuras semelhantes

V. METODOLOGIA

  • Aulas expositivas e dialogadas, com justificações históricas relevantes.
  • Atividades de traçado em sala
  • Atividades em laboratório de informática com Cabri-Geomètre
  • Trabalhos individuais

 

•VI.     AVALIAÇÃO

 

  • Provas e avaliações escritas
  • Participação em atividades em sala
  • Trabalhos práticos

 

 

•VII.         REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

     BARBOSA, J.L.M. - Geometria Euclidiana Plana, Coleção do Professor de Matemática - SBM - 10ª. Edição

REZENDE. Eliane Q. F. e QUEIROZ. Maria Lúcia B.; Geometria Euclidiana Plana e construções geométricas; Ed Unicamp (2000).

LIMA. Elon Lages; Medida e Forma em Geometria; Coleção do Professor de Matemática, SBM. (1991).

IEZZI. Gelson ; Fundamentos de Matemática Elementar. Trigonometria - vol. 3; Atual Editora (1993).

 

 

 

 

 

sábado 04 junho 2011 05:10



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